O brinquedo na educação infantil: contribuições de Piaget, Vigotsky e Vallon
Resumo
O presente artigo teve como objetivo identificar a importância do lúdico no desenvolvimento da prendizagem dacriança na Educação Infantil na visão de Vigotsky, Vallon e Piaget. Para tanto, num primeiro momento buscou-se abordar
sobre o novo enfoque da educação infantil e, posteriormente, sobre a importância do brinquedo no desenvolvimento da
aprendizagem da criança. Este estudo permitiu analisar e compreender a complexidade dos fatores que influenciam de
maneira determinante a educação na sua totalidade e a importância das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem
na Educação Infantil. A atividade imitativa não é um processo mecânico, mas sim uma oportunidade que a criança tem para
realizar ações que estão além de sua própria capacidade, o que contribui para o seu desenvolvimento. As atividades lúdicas
favorecem oportunidades às crianças para explorarem aspectos da vida, pois as brincadeiras e os jogos são as melhores
maneiras de a criança comunicar-se, sendo um instrumento que ela possui para relacionar-se com outras crianças. É através
das atividades lúdicas que a criança convive com os diferentes sentimentos que fazem parte da sua realidade interior e permite
a ela estabelecer suas relações sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.