DA DESCONTEXTUALIZAÇÃO À CONTEXTUALIZAÇÃO DO TRABALHO COM A LEITURA NA ESCOLA: Um olhar para a prática social
Resumo
Considerando que as produções escritas devem estar articuladas às atividades de leitura propostas aos alunos, esse artigo tem como objetivo discutir aspectos relevantes acerca da leitura, entendendo o ato de ler como construção intimamente ligada às relações sociais do sujeito que lê, por meio de uma pesquisa bibliográfica. A literatura pesquisada evidencia que o trabalho com a leitura como prática social propõe novos deslocamentos e realinhamentos, que resultam em produção de sentidos. Por conseguinte, as atividades didáticas revelam-se geradoras de novas experiências para os alunos, a partir da ideia de que o ato de ler e escrever pressupõe o enriquecimento do aluno, por meio de novas possibilidades de existência. Do exposto, o ato de ensinar a leitura vai muito além do bom senso ou do senso comum, tornando eminente a necessidade de reconstruir o trabalho com a leitura no cotidiano escolar. Ao docente, cabe a tarefa de experenciar novas alternativas, no sentido de propiciar aos alunos a construção dos saberes históricos e sociais, superando a sua condição inicial de leitura entendida como (tradução literal), e promover a leitura do mundo (ler o implícito e as metáforas), contribuindo, pois, para a formação de um aluno/cidadão, com condições de desenvolver a capacidade de ler o texto e o contexto e, para a além das dimensões do ambiente escolar, ou seja, “ler o mundo”.Downloads
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