Influência da motivação no processo ensino aprendizagem
Resumo
Esse artigo tem como objetivo refletir sobre a influência da motivação no processo ensino-aprendizagem visandoa uma aprendizagem que possibilite ao aluno agir no mundo para transformá-lo. Os dados da literatura revelam que a dinâmica
educacional visa, em última análise, a uma mudança de comportamento por meio de um processo de aprendizagem, o que
torna necessário analisar a própria posição do educador a partir de um contexto crítico e em total sintonia com a realidade.
Outro aspecto pertinente analisado e retratado no pressente estudo é a função da escola no processo motivacional de seus
alunos, já que motivação é cooperação, ambiente e operação. Trabalhar o lado psicológico dos alunos é muito mais que a
artimanha manipuladora e condicionante, é um conjunto de técnicas motivacionais para superar desafios. O objetivo de
motivar é o de capacitar a criança para desenvolver coragem, responsabilidade e esforço. A educação é uma tarefa séria
e importante. Deve ser objeto de estudos e reflexões constantes. Deve ser vista e exercida a “olhos largos”por parte do
educadores. A prática educacional quando assim exercida, não se limita a um simples trabalho ou fonte complementar de
renda. Quando desenvolvida dentro dessa dimensão e magnitude é, acima de tudo, uma arte. Uma arte difícil, é verdade, mas
extremamente gratificante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.