Influência da motivação no processo ensino aprendizagem

Autores

  • Eliane Campos Ruiz Leite
  • Juliana Bueno Ruiz
  • Adélia Maria Campos Ruiz
  • Terezinha de Fátima Aguiar
  • Maria Regina Celi de Oliveira

Resumo

Esse artigo tem como objetivo refletir sobre a influência da motivação no processo ensino-aprendizagem visando
a uma aprendizagem que possibilite ao aluno agir no mundo para transformá-lo. Os dados da literatura revelam que a dinâmica
educacional visa, em última análise, a uma mudança de comportamento por meio de um processo de aprendizagem, o que
torna necessário analisar a própria posição do educador a partir de um contexto crítico e em total sintonia com a realidade.
Outro aspecto pertinente analisado e retratado no pressente estudo é a função da escola no processo motivacional de seus
alunos, já que motivação é cooperação, ambiente e operação. Trabalhar o lado psicológico dos alunos é muito mais que a
artimanha manipuladora e condicionante, é um conjunto de técnicas motivacionais para superar desafios. O objetivo de
motivar é o de capacitar a criança para desenvolver coragem, responsabilidade e esforço. A educação é uma tarefa séria
e importante. Deve ser objeto de estudos e reflexões constantes. Deve ser vista e exercida a “olhos largos”por parte do
educadores. A prática educacional quando assim exercida, não se limita a um simples trabalho ou fonte complementar de
renda. Quando desenvolvida dentro dessa dimensão e magnitude é, acima de tudo, uma arte. Uma arte difícil, é verdade, mas
extremamente gratificante.

Downloads

Publicado

12-08-2008

Como Citar

Leite, E. C. R., Ruiz, J. B., Ruiz, A. M. C., Aguiar, T. de F., & Oliveira, M. R. C. de. (2008). Influência da motivação no processo ensino aprendizagem. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 13(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/450

Edição

Seção

Artigos