DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS ATINENTES AOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v25i1.6671Resumo
O respectivo estudo possuiu suas reflexões direcionadas sobre os dispositivos constitucionais atinentes aos direitos das pessoas com deficiência, bem como a natureza jurídico-constitucional destes. Deste modo, por meio de uma análise descritiva com uma abordagem qualitativa, o presente trabalho disporá sobre os artigos inseridos na Constituição Federal de 1988 que tratam sobre a situação das pessoas que, em virtude de suas limitações, possuem sua mobilidade, ou capacidade intelectual, reduzidas. Ainda será feita uma breve análise acerca do que se tratam os direitos e garantias fundamentais, bem como será levado em conta a importância do princípio da dignidade da pessoa humana dentro do ordenamento jurídico pátrio. Observa-se ainda que, como método de pesquisa, foi utilizado basicamente a pesquisa legislativa bibliográfica acerca da temática, com autores especializados no assunto. Por fim, feito o devido levantamento bibliográfico, concluiu-se que, em que pese parte destes dispositivos estejam situados fora do Título II da CF/88, ainda assim, podem ser considerados direitos fundamentais em virtude do princípio da igualdade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.