CONSELHO TUTELAR: CARACTERÍSTICAS, FUNÇÕES E ESTRUTURA DO ÓRGÃO

Autores

  • Luiz Roberto Prandi Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Pedro Henrique Marangoni Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Lucas Marin Cebrian Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Cleberson Silva Amaro Ramos Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Elirani de Souza Chinaglia Universidade Paranaense - UNIPAR

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v27i1.7623

Resumo

O presente artigo tem como escopo apresentar os aspectos gerais do Conselho Tutelar, de modo a verificar suas características, como permanência, autonomia e não jurisdição. Além de realizar um estudo pormenorizado de suas atribuições, através de seu atendimento, possibilidade de aplicação de determinas medidas e execução de suas decisões, analisando quais tarefas fogem, ou até mesmo extrapolam sua competência, fator que gera em grande parte da polução, uma visão do Conselho Tutelar como um órgão de segurança pública, com atuação ostensiva, quando que, na verdade, trata-se de um órgão com atuação na seara administrativa. Ademais, tem por objetivo, verificar o funcionamento de suas estruturas, por meio de seus responsáveis, além da forma de atuação dos conselheiros, bem como, a remuneração destes e o orçamento do órgão. Deste modo, o respectivo estudo é direcionado no sentido de evidenciar e estudar quais são as reais atribuições e funções do Conselheiro Tutelar, por meio de pesquisa bibliográfica e legislativa e, ainda, traçar as diretrizes da estrutura do órgão. Por fim, fica evidenciado que o Município, enquanto responsável pela criação e manutenção do Conselho Tutelar, deve dispor de meios de capacitação dos atuais e futuros Conselheiros para estes sejam preparados para desempenhar suas funções de acordo com o que a legislação determina.

Biografia do Autor

Luiz Roberto Prandi, Universidade Paranaense - UNIPAR

Doutor em Ciências da Educação/UFPR. Mestre em Ciências da Educação Educação UNG/SP. Especialista em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais, Gestão Educacional, Educação do Campo, Gestão e Educação Ambiental, Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia, Gestão de Projetos Sociais, Educação e Diversidade no Espaço escolar e Metodologia do Ensino Superior. Professor Titular e Pesquisador da Universidade Paranaense -UNIPAR.

Pedro Henrique Marangoni, Universidade Paranaense - UNIPAR

Bacharel em Direito pela Universidade Paranaense – UNIPAR – Umuarama – Paraná, Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior, Pós-Graduando em Análise Criminal, Mestrando em Direito Processual e Cidadania – UNIPAR e Bolsista UNIPAR/CAPES.

Lucas Marin Cebrian, Universidade Paranaense - UNIPAR

Bacharel em Direito pela Universidade Paranaense – UNIPAR – Umuarama – Paraná.

Cleberson Silva Amaro Ramos, Universidade Paranaense - UNIPAR

Bacharelando em Direito pela Universidade Paranaense – UNIPAR – Umuarama – Paraná e participante do Programa de Iniciação Científica – PIC/UNIPAR.

Elirani de Souza Chinaglia, Universidade Paranaense - UNIPAR

Bacharela em Direito/UNIPAR, especialista em Direito Civil e Processual Civil, especialista em Direito Previdenciário e professora da Universidade Paranaense – UNIPAR – Umuarama – Paraná.

Downloads

Publicado

04-11-2019

Como Citar

Prandi, L. R., Marangoni, P. H., Cebrian, L. M., Ramos, C. S. A., & Chinaglia, E. de S. (2019). CONSELHO TUTELAR: CARACTERÍSTICAS, FUNÇÕES E ESTRUTURA DO ÓRGÃO. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 27(1). https://doi.org/10.25110/akropolis.v27i1.7623

Edição

Seção

Artigos