A APRENDIZAGEM NA CONCEPÇÃO HISTÓRICO CULTURAL
Resumo
O presente estudo teve como objetivo estudar aspectos práticos da teoria de Vygotsky, visando aos desdobramentos que essa teoria tem no cotidiano do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, optou-se por uma pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que o desenvolvimento na teoria histórico-cultural é visto como um produto da aprendizagem advinda das interações que se estabelecem entre o indivíduo que aprende e os outros mediadores de uma dada cultura, ou sejam, pais, professores e os enunciados de vários outros que ocupam lugar de importância no processo de construção do conhecimento. O desenvolvimento das funções mentais superiores se dá no interior das relações sociais, ou seja, através do processo de mediação de outra pessoa, o qual possibilitará a ocorrência da aprendizagem. É esse processo de aprendizagem que movimentará o processo de desenvolvimento. Com base em tais pressupostos, pode-se dizer que uma sólida ação educativa promove o desenvolvimento, estimulando a criança e auxiliando-a, através de mediações significativas, a construir seu desenvolvimento potencial, transformando-o em real. Nessa perspectiva, conforme a criança adquire novos conhecimentos, passando por novas experiências, os níveis de desenvolvimento real e potencial se alternam. É por isso que a zona de desenvolvimento proximal está sempre em constante transformação. Desta forma, é preciso promover transformações no trabalho docente que garantam a mediação da aprendizagem como opção consciente na ação pedagógica. Acredita-se que, à medida que o professor compreende a dimensão desse fator, pode interagir de forma mais consciente com o aluno, compreendendo suas particularidades na forma como aprende.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.