OS EFEITOS DA INTEGRAÇÃO DO DIREITO FRATERNO: ACESSO E PERMANÊNCIA DO DEFICIENTE NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Pedro Henrique Marangoni Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Rafael Guimarães Ribeiro
  • Vanessa Carvalho dos Santos
  • Perci Fabio Santos Fontoura
  • Phelipe Hydemy Saquetto Matimoto
  • Luiz Roberto Prandi

Resumo

Buscou-se com este trabalho, através da pesquisa documental e bibliográfica, apresentar um panorama sobre a inclusão de deficientes no ensino superior, revelando as principais dificuldades que estas pessoas encontram nestes ambientes de ensino. Pelo pesquisado notou-se a necessidade de uma melhor formação do corpo docente, iniciando em sua grade curricular e pedagógica, pois, em muitos casos, o professor mostra-se despreparado para agir frente a um estudante deficiente. Mostra-se assim que, é indispensável não só a participação do Estado, atuando como legislador de normas que garantam e assegurem direitos e acessibilidade, mas também a participação e a aceitação por parte das pessoas. O fator Cultural e social são tão ou mais importantes quanto o fator lei. Ainda, remetendo à origem do tripé de ideais que impulsionaram a Revolução francesa, Liberdade, Igualdade e Fraternidade, buscou-se mostrar a presença deste último na Constituição e nas normas do Direito brasileiro, além de sua conceituação, que tem sido confundida e deturpada com o passar dos anos.

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Publicado

20-07-2016

Como Citar

Marangoni, P. H., Ribeiro, R. G., Santos, V. C. dos, Fontoura, P. F. S., Matimoto, P. H. S., & Prandi, L. R. (2016). OS EFEITOS DA INTEGRAÇÃO DO DIREITO FRATERNO: ACESSO E PERMANÊNCIA DO DEFICIENTE NO ENSINO SUPERIOR. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 23(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/5761

Edição

Seção

Artigos