HIPERTENSÃO ARTERIAL E SUA RELAÇÃO COM OS FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM CUIDADORES DE PACIENTES DE CLÍNICAS DE REABILITAÇÃO
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar a prevalência de hipertensão arterial (HA) e sua relação com os fatores de risco cardiovascular em cuidadores. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário fechado, aplicado o Índice de Barthel verificado ainda a massa corporal, altura e pressão arterial. A pesquisa contou com a participação de 234 indivíduos, 146 não cuidadores (grupo B) e 88 cuidadores (grupo A). Os resultados foram analisados por meio do teste do Qui-quadrado e da Correlação de Pearson com significância de 5%. Os resultados revelaram que não existe diferença estatística quanto ao predomínio de HA em relação aos grupos, o que permite inferir que HA independe do fato do indivíduo ser cuidador. Notou-se ainda que, embora as frequências de indivíduos sedentários, fumantes, com a medida da cintura aumentada e com hereditariedade para os fatores de risco cardiovascular tenham sido maiores no grupo A, a significância estatística foi encontrada apenas quando confrontada a frequência de tabagistas com hipercolesterolemia. Correlacionou-se também cada uma das variáveis com a hipertensão arterial e verificou-se resultados significantes para a associação da HA e a presença de pelo menos dois fatores de risco cardiovascular. Com este estudo, pode-se concluir que em cuidadores é alta a prevalência de hipertensão arterial, e que quando associados, existe correlação entre o fatores de risco cardiovascular e a hipertensão arterial.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.