HIPERTENSÃO ARTERIAL E SUA RELAÇÃO COM OS FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM CUIDADORES DE PACIENTES DE CLÍNICAS DE REABILITAÇÃO

Autores

  • Juliana Barbosa Barroca
  • Sônia Maria Marques Gomes Bertolini
  • Alessandra Benatti Burkle

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar a prevalência de hipertensão arterial (HA) e sua relação com os fatores de risco cardiovascular em cuidadores. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário fechado, aplicado o Índice de Barthel verificado ainda a massa corporal, altura e pressão arterial. A pesquisa contou com a participação de 234 indivíduos, 146 não cuidadores (grupo B) e 88 cuidadores (grupo A). Os resultados foram analisados por meio do teste do Qui-quadrado e da Correlação de Pearson com significância de 5%. Os resultados revelaram que não existe diferença estatística quanto ao predomínio de HA em relação aos grupos, o que permite inferir que HA independe do fato do indivíduo ser cuidador. Notou-se ainda que, embora as frequências de indivíduos sedentários, fumantes, com a medida da cintura aumentada e com hereditariedade para os fatores de risco cardiovascular tenham sido maiores no grupo A, a significância estatística foi encontrada apenas quando confrontada a frequência de tabagistas com hipercolesterolemia. Correlacionou-se também cada uma das variáveis com a hipertensão arterial e verificou-se resultados significantes para a associação da HA e a presença de pelo menos dois fatores de risco cardiovascular. Com este estudo, pode-se concluir que em cuidadores é alta a prevalência de hipertensão arterial, e que quando associados, existe correlação entre o fatores de risco cardiovascular e a hipertensão arterial.

Downloads

Como Citar

BARROCA, Juliana Barbosa; BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes; BURKLE, Alessandra Benatti. HIPERTENSÃO ARTERIAL E SUA RELAÇÃO COM OS FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM CUIDADORES DE PACIENTES DE CLÍNICAS DE REABILITAÇÃO. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 13, n. 3, 2011. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3198. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo Original