Influência do Alongamento nas Lesões por Esforços Repetitivos em Digitadores
Resumo
O uso repetitivo das estruturas corporais como tendões, bainhas, músculos, fáscias, ligamentos e nervos, principalmente dos membros superiores, podem causar lesões atualmente conhecidas como lesões por esforços repetitivos (LER). A necessidade do desenvolvimento desta pesquisa partiu da constatação de que com o advento de novas tecnologias houve um crescente aumento do número de trabalhadores afetados por lesões relacionadas com as atividades ocupacionais. Considerando o uso repetitivo e, muitas vezes, de forma incorreta das estruturas corporais dos digitadores, bem como, a ausência de exercícios físicos regulares, o presente estudo procura verificar a influência do alongamento nas lesões por esforços repetitivos em digitadores. Para esta pesquisa, contamos com a participação de 36 digitadores da agência bancária da Caixa Econômica Federal de Maringá, de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 40 anos. Destes, observou-se que 18 eram portadores de LER (50%). A seguir, a amostra foi subdividida em dois grupos de 9 indivíduos. Os indivíduos do grupo controle continuaram suas atividades normais sem realizar qualquer tipo de atividade física, e os indivíduos do grupo experimental realizaram exercícios de alongamento muscular, 15 minutos antes e 15 minutos após suas atividades profissionais, num período de 6 meses. Observou-se após a realização dos exercícios de alongamento, redução do quadro clínico da LER em 100% dos casos do grupo experimental. Seis indivíduos referiram alívio completo dos sintomas e três relataram moderada diminuição da dor. Com relação ao grupo controle não se observou melhora nos sinais e sintomas clínicos em nenhum dos casos, ocorrendo agravamento do quadro em seis indivíduos que foi confirmado com o fornecimento de atestados médicos. Estes resultados indicam que o alongamento pode influenciar não só na prevenção como também na recuperação dos indivíduos portadores de LER.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.