A INTERFACE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM COM O CONTROLE DA DOR ONCOLÓGICA
Resumo
Apesar do grande incentivo por parte de organizações nacionais e internacionais no tratamento e controle da dor oncológica, esta continua sendo um problema prevalente experimentado pelos pacientes. O objetivo deste estudo foi identificar na literatura científica estratégias que contribuam para melhora da qualidade da assistência de enfermagem ao paciente oncológico com dor. Pode-se concluir que a dor oncológica é de caráter multidimensional, gerando diversas modificações nas atividades diárias do indivíduo, interferindo significativamente na sua qualidade de vida. Portanto, o profissional que presta cuidados ao paciente oncológico deve utilizar diferentes estratégias terapêuticas, que atendam todas as necessidades do paciente: físicas, emocionais, psicossociais e espirituais. Para isso, faz-se necessário conhecimento técnico e científico, mas acima de tudo sensibilidade. A instituição da dor como quinto sinal vital é uma das formas de sensibilizar o profissional, pois gera mudanças no posicionamento da equipe que presta cuidado, exigindo assim conhecimento, dedicação e força de vontade por parte do enfermeiro. Sendo assim, sensibilidade e conhecimento aliados a vontade de fazer, são qualidades indispensáveis para o sucesso na melhoria da qualidade da assistência ao paciente oncológico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.