SIGNIFICADOS SOBRE SEXUALIDADE HUMANA JUNTO AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • André Estevam Jaques
  • Larissa Angélica da Silva Philbert
  • Sonia Maria Villela Bueno

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar o entendimento de professores do Ensino Fundamental sobre a temática sexualidade humana e sexo. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa de cunho humanista, mediatizada da pesquisa-ação. A coleta de dados realizou-se por meio da observação participante na rotina escolar e, posteriormente por meio de um questionário com questões norteadoras sobre a temática em apreço. A análise possibilitou perceber que a sexualidade e o sexo são compreendidos pelos professores de forma restrita, relacionando-a ao comportamento das pessoas, ao prazer, ao cuidado com o corpo e a reprodução reforçando a visão biológica. Foi possível por meio das análises das respostas e da ação-educativa, observar que o desenvolvimento de um projeto de educação/orientação sexual na escola é fundamental, para que possa auxiliar os membros da comunidade escolar a rever seus próprios posicionamentos relacionados à sexualidade, ao sexo e as identidades sexual e de gênero de forma naturalizada.

Downloads

Publicado

21-05-2014

Como Citar

JAQUES, André Estevam; PHILBERT, Larissa Angélica da Silva; BUENO, Sonia Maria Villela. SIGNIFICADOS SOBRE SEXUALIDADE HUMANA JUNTO AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 16, n. 1, 2014. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/4566. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos