SIGNIFICADOS SOBRE SEXUALIDADE HUMANA JUNTO AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo investigar o entendimento de professores do Ensino Fundamental sobre a temática sexualidade humana e sexo. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa de cunho humanista, mediatizada da pesquisa-ação. A coleta de dados realizou-se por meio da observação participante na rotina escolar e, posteriormente por meio de um questionário com questões norteadoras sobre a temática em apreço. A análise possibilitou perceber que a sexualidade e o sexo são compreendidos pelos professores de forma restrita, relacionando-a ao comportamento das pessoas, ao prazer, ao cuidado com o corpo e a reprodução reforçando a visão biológica. Foi possível por meio das análises das respostas e da ação-educativa, observar que o desenvolvimento de um projeto de educação/orientação sexual na escola é fundamental, para que possa auxiliar os membros da comunidade escolar a rever seus próprios posicionamentos relacionados à sexualidade, ao sexo e as identidades sexual e de gênero de forma naturalizada.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.