TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE EDUCAÇÃO NA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8844

Resumo

A educação na saúde integra um conjunto de estratégias que possibilitam o desenvolvimento pessoal, profissional, cultural e social dos trabalhadores da saúde. Nesse sentido, o uso de tecnologias educacionais associado aos conhecimentos que os profissionais já detêm mostra-se como uma boa ferramenta para formação e consequente melhoria na qualidade do serviço prestado. Sendo assim, este trabalho buscou identificar na literatura as tecnologias educacionais utilizadas na educação na saúde. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura que teve como questão norteadora: quais têm sido as tecnologias educacionais utilizadas na educação na saúde identificadas na literatura? A busca eletrônica ocorreu no período de agosto a outubro de 2021, por meio das bases: SCOPUS (Elsevier); Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature; Web of Science; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados em Enfermagem e Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud via Biblioteca Virtual em Saúde; Scientific Medical Literature Analysis and Retrieval System via PUBMED e a biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online. Foram incluídos 11 artigos primários indexados. Verificou-se uma variedade de tecnologias utilizadas como estratégias de educação na saúde, evidenciado que, em sua maioria, são do tipo leve-duras ou duras. Enfatiza-se, entre elas, as tecnologias de informação e comunicação que possuem potencial de abrangência, sendo implementadas em diversos contextos.

Downloads

Publicado

28-09-2022

Como Citar

PAVINATI, Gabriel; LIMA, Lucas Vinícius de; SOARES, João Pedro Rodrigues; NOGUEIRA, Iara Sescon; JAQUES, André Estevam; BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE EDUCAÇÃO NA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 26, n. 3, 2022. DOI: 10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8844. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8844. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos