A PRÁTICA EDUCATIVA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: ESTRATÉGIA PARA REPENSAR E RECONSTRUIR AÇÕES DIALÓGICAS

Autores

  • Iara Sescon Nogueira
  • Heloisa Magri Vergaças
  • Luana Freire Santos
  • Paulo Eduardo Cypriano
  • Marli Garcia Moreno
  • Simoni Obici Lima
  • Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v19i1.2015.5259

Resumo

Este trabalho objetivou relatar as concepções e práticas de Educação em Saúde e sua relação com a promoção à saúde pelas equipes integrantes de uma unidade de saúde da família e conduzir à ação-reflexão sobre a abordagem dialógica e emancipatória educativas, por meio de discussões grupais. Tratou-se de uma pesquisa-ação com base teórico-metodológica dos Círculos de Cultura de Paulo Freire. As percepções dos participantes, quanto às práticas educativas, não são atuais e evidencia a mudança de paradigma que estamos vivendo, do método tradicional para o dialógico. Por meio da reflexão sobre o modelo dialógico e o modelo bancário foi possível pensar sobre as práticas dos profissionais da área da saúde e a possibilidade de mudá-las.

Biografia do Autor

Iara Sescon Nogueira

Heloisa Magri Vergaças

Luana Freire Santos

Paulo Eduardo Cypriano

Marli Garcia Moreno

Simoni Obici Lima

Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

NOGUEIRA, Iara Sescon; VERGAÇAS, Heloisa Magri; SANTOS, Luana Freire; CYPRIANO, Paulo Eduardo; MORENO, Marli Garcia; LIMA, Simoni Obici; BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi. A PRÁTICA EDUCATIVA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: ESTRATÉGIA PARA REPENSAR E RECONSTRUIR AÇÕES DIALÓGICAS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 19, n. 1, 2015. DOI: 10.25110/arqsaude.v19i1.2015.5259. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5259. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo Original