A ABORDAGEM DIALÓGICA PARA A FORMAÇÃO ÉTICA DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGAÕS
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v18i1.2014.5153Resumo
Considerando necessário analisar a formação, o preparo e o enfrentamento dos discentes de enfermagem nas questões éticas que envolvem o processo de doação de órgãos, utilizou-se a pesquisa-ação. Foi aplicado um questionário para 18 alunos do curso de graduação em Enfermagem de uma instituição pública do Estado do Paraná-Brasil, seguindo as normas brasileiras para experimentação humana. Diante dos resultados, codificamos os conteúdos programáticos em reflexões éticas a respeito da captação/doação de órgãos, executando e avaliando a ação educativa nessa temática. A doação de órgãos foi descrita como uma decisão nobre, por relacionar-se com a benevolência e o altruísmo, e corroboram a incipiência da temática durante sua formação. Evidenciou-se saberes acríticos e incipientes, sobretudo nas questões éticas. Por meio da ação educativa foi realizado uma abordagem dialógica, pautadas no referencial de Paulo Freire, levantando questões que evidenciassem conceitos de vida/morte e os princípios éticos envolvidos, permitindo a descodificação e o desvelamento crítico pelos alunos. Os participantes relataram que a ação educativa permitiu alavancar seus saberes no entorno da temática e que reflexões dessa natureza são imprescindíveis para a formação ética do enfermeiro, indissociáveis do saber técnico-científico. Destarte, o tema doação de órgãos permitiu abordar de forma mais pontual as questões bioéticas que permeiam esse processo, além de colaborar para a formação ética, crítica e contextualizada do enfermeiro.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.