ADESÃO E CONHECIMENTO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE O EXAME PAPANICOLAU: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CRÍTICO-SOCIAL

Autores

  • Gean Domingos da Silva Souza
  • Ana Leda Bertoncini Simões
  • Mariana Ferreira Sousa
  • Elton Carlos de Almeida
  • Réa Lígia Malta Soares
  • Sonia Maria Villela Bueno

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v19i1.2015.5260

Resumo

O presente estudo objetivou verificar a adesão e o conhecimento das discentes do curso de graduação, em enfermagem relacionado ao Exame Papanicolau. Para tanto, ancora-se num estudo exploratório de abordagem quantitativa, por conveniência, com 38 discentes do sexo feminino. Utilizou-se de questionário, disposto em duas seções e onze questões estruturadas. Dentre os resultados, observou-se que 60% compreendem a idade entre 17 a 23 anos; 71% discentes já foram submetidas ao exame Papanicolau. Das entrevistadas, 30% responderam que se deve realizar uma higiene íntima antes da realização do exame; 31% que não se deve ter relação sexual, pelo menos, três dias antes da realização do exame; 34% responderam que a mulher não deve estar no período fértil. Conclui-se que a maioria das discentes, conhecem o exame Papanicolau, todavia, nota-se incipiência no conhecimento acerca dos cuidados necessários para se realizar o exame, carecendo de uma educação mais efetiva, transformadora, enfim, dialógica e crítico-social, visando a minimizar as deficiências existentes, neste sentido.

Biografia do Autor

Gean Domingos da Silva Souza

Ana Leda Bertoncini Simões

Mariana Ferreira Sousa

Elton Carlos de Almeida

Réa Lígia Malta Soares

Sonia Maria Villela Bueno

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

SOUZA, Gean Domingos da Silva; SIMÕES, Ana Leda Bertoncini; SOUSA, Mariana Ferreira; ALMEIDA, Elton Carlos de; SOARES, Réa Lígia Malta; BUENO, Sonia Maria Villela. ADESÃO E CONHECIMENTO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE O EXAME PAPANICOLAU: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CRÍTICO-SOCIAL. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 19, n. 1, 2015. DOI: 10.25110/arqsaude.v19i1.2015.5260. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5260. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo Original