DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v19i2.2015.5433Resumo
Na área da saúde, percebe-se grande influência de modelos biológicos de ensino, em que as questões humanas ficam em segundo plano. Sabendo que os processos de ensino-aprendizagem são influenciados por correntes filosóficas educacionais de várias origens, como é possível tomar o desafio de auxiliar na construção de um Sistema Único de Saúde sem ter ferramentas suficientes para entender, e operacionalizar metodologias de ensino capazes de preparar profissionais crítico-reflexivos, autônomos, conscientes, comprometidos com consolidação do mesmo? Buscou-se conhecer, por meio da revisão sistemática, quais as tendências pedagógicas que permeiam o cotidiano de enfermeiros docentes no processo de ensino-aprendizagem de cursos de graduação em enfermagem. Os resultados apontaram para a existência de grande uso de terminologias educacionais sem profundas discussões para entendimento das mesmas, resultando em uso indiscriminado de termos, para referir-se ao fazer - pedagógico, que muitas vezes não condizem com a realidade. Conclui-se que as tendências pedagógicas acabam sendo uma reprodução de práticas equivocadas, baseadas na experiência vivenciada pelos docentes em suas formações anteriores. Vale destacar que ainda se percebeu discussões que referiam a aprendizagem docente em redes de compartilhamento, o que é bastante promissor na aprendizagem docente permanente e significativa.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.