Contribuição ao Estudo Anatômico da Distribuição e Situação das Papilas Valadas em Línguas de Bovinos (Bos taurus, L. 1758)
Resumo
Estudamos a distribuição e situação das papilas valadas em função dos antímeros em 68 línguas de bovinos adultos (Bos taurus) de ambos os sexos. A presença das papilas foi confirmada com lupa, em línguas coletadas a fresco, e registradas através de desenhos esquemáticos, após o que, as peças foram fixadas em posição anatômica com formol a 8%. Depois da fixação estabelecemos um padrão de comparação da região topográfica ocupada pelas papilas. As papilas apresentam-se arranjadas em grupos, em cada antímero, variando em número e tamanho, na borda lateral da proeminência do dorso nesta espécie. No antímero direito, encontramos em média 13,30 papilas valadas por língua (± 2,82, em 69,11% dos casos analisados) e no antímero esquerdo 13,32 papilas valadas por língua (± 2,67, em 72,05% dos casos). Embora tenhamos encontrado um número mínimo de 5 papilas (antímero esquerdo), e um número máximo de 21 papilas (antímero esquerdo) estes dados não interferem, com base na análise estatística, na faixa de maior ocorrência para esta espécie que oscilou entre 21 a 32 papilas por língua. Encontramos, além da variabilidade numérica e diversidade de arranjos, papilas únicas ou duplas dentro de uma mesma vala, cujo contorno contém um proeminente relevo da superfície exposta da papila em relação à superfície da mucosa lingual.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.