O Papel Educativo do Museu Didático

Autores

  • Jussara Rocha Ferreira
  • Carlos Rosemberg Luiz
  • João Roberto da Mata
  • Daniela Ferreira Miranda
  • Luciana Barbosa Carneiro

Resumo

Entendendo que uma coleção didática de anatomia é de importância impar pelas suas características educativas, durante dois anos consecutivos, desenvolvemos um programa de atendimento a escolas de primeiro, segundo e terceiro graus da região metropolitana de Goiânia e municípios vizinhos. Para viabilizar este atendimento foram preparadas peças anatômicas, nas quais fosse possível identificar as características morfofuncionais de todos os sistemas orgânicos. Além disto, foram feitas preparações em animais domésticos para atender ao ensino fundamental. Nesta viagem pelo corpo do homem e de outros animais, notamos o despertar das possibilidades dos indivíduos se autoconhecerem e de conhecer a natureza animal. Aos alunos que buscam esclarecimentos para as suas vocações profissionais na última série do segundo grau, estas ações ajudam a reforçar, ou não, a opção feita. Aqueles que estão desestimulados, em seu íntimo, a chama do conhecimento faz brotar a esperança, os que têm medo, percebem no desenho do corpo as múltiplas possibilidades de vencer-se a si mesmo, principalmente quando percebem a dimensão da mente humana no estudo do sistema nervoso. Neste período atendemos 30 instituições de ensino e um público de 2.757 pessoas. Os resultados deste trabalho nos permitem concluir que é necessário treinar pessoal de nível técnico para conservar e produzir os acervos das coleções universitárias. Repensar num perfil de carreira docente que fosse capaz de atender as especificidades universitárias de docência, pesquisa e extensão, e ao mesmo tempo, às responsabilidades relacionadas à curadoria das coleções.

Downloads

Como Citar

Ferreira, J. R., Luiz, C. R., Mata, J. R. da, Miranda, D. F., & Carneiro, L. B. (2008). O Papel Educativo do Museu Didático. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 3(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/959

Edição

Seção

Artigos