O Papel Educativo do Museu Didático
Resumo
Entendendo que uma coleção didática de anatomia é de importância impar pelas suas características educativas, durante dois anos consecutivos, desenvolvemos um programa de atendimento a escolas de primeiro, segundo e terceiro graus da região metropolitana de Goiânia e municípios vizinhos. Para viabilizar este atendimento foram preparadas peças anatômicas, nas quais fosse possível identificar as características morfofuncionais de todos os sistemas orgânicos. Além disto, foram feitas preparações em animais domésticos para atender ao ensino fundamental. Nesta viagem pelo corpo do homem e de outros animais, notamos o despertar das possibilidades dos indivíduos se autoconhecerem e de conhecer a natureza animal. Aos alunos que buscam esclarecimentos para as suas vocações profissionais na última série do segundo grau, estas ações ajudam a reforçar, ou não, a opção feita. Aqueles que estão desestimulados, em seu íntimo, a chama do conhecimento faz brotar a esperança, os que têm medo, percebem no desenho do corpo as múltiplas possibilidades de vencer-se a si mesmo, principalmente quando percebem a dimensão da mente humana no estudo do sistema nervoso. Neste período atendemos 30 instituições de ensino e um público de 2.757 pessoas. Os resultados deste trabalho nos permitem concluir que é necessário treinar pessoal de nível técnico para conservar e produzir os acervos das coleções universitárias. Repensar num perfil de carreira docente que fosse capaz de atender as especificidades universitárias de docência, pesquisa e extensão, e ao mesmo tempo, às responsabilidades relacionadas à curadoria das coleções.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.