Ensinando ao Contrário

Autores

  • Jussara Rocha Ferreira

Resumo

A experiência docente nos levou a reflexões na relação ensinar/aprender. Mediante análise documental e depoimentos de alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Goiás, e embasado em um referencial teórico e em dois anos de observações, procuramos analisar os fatores complicadores da aprendizagem detectados no ensino de anatomia. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, descritiva, de observação participante. Constatamos que a reforma universitária com a implantação do ciclo básico, a queda na qualidade do ensino de primeiro e segundo graus, a influência de antecedentes sócio-culturais que elitizaram os colégios pré-vestibulares, a mudança de costume no enterro dos mortos, além de outros fatores, promoveram gradativamente mudanças no perfil do estudante. As normas de convivência entre professores e alunos está centrada na figura do professor. As formas de ensinar se prendem a detalhes, as avaliações são na maioria quantitativas e autoritárias. O saber no seu conjunto é fragmentado, mas o estudante confere um grau de importância à disciplina por entender o seu valor como alicerce prático e suporte teórico-filosófico para a vida profissional. Resta aos planejadores do ensino mudar os paradigmas de ensinar o aluno a aprender, para atender as reais necessidades das populações, saindo da posição de aceitação/acomodação e projetando um ensino melhor para o futuro. É imperativo continuar a trajetória, aprendendo com a sabedoria dos mais velhos e o entusiasmo dos moços, para que ao finalizar nossa lição de anatomia não tenhamos andado na contramão da história ou ensinando ao contrário.

Downloads

Como Citar

FERREIRA, Jussara Rocha. Ensinando ao Contrário. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 2, n. 3, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/921. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos