Estudo Correlativo Entre o Número de Papillae vallatae por Língua no Equus caballus e a Área Total das Papilas
Resumo
Estudando-se o número de papilas valadas no Equus caballus, observou-se que a medida que aumenta o número de papilas por língua, elas diminuem de tamanho. A partir destas constatações, decidiu-se verificar se a área papilar se mantém constante, mesmo em línguas com maior número de papilas. Para isto foram calculadas as áreas de todas as papilas em 60 línguas de eqüinos adultos sem especificidade da raça. Em função das papilas serem arredondadas, mediu-se os diâmetros longitudinal maior e menor de cada papila, para, a partir disto, calcular as áreas de cada papila e do total de papilas por língua. Os resultados organizados em tabelas foram submetidos à análise estatística, onde as áreas máxima, mínima e média foram verificadas, nas línguas contendo de duas a sete papilas. Pode-se concluir que a área de superfície papilar (papilas valadas) para esta espécie está em torno de 1,17 cm² ± 0,38 e 1,09 cm² ± 0,48, independente do antímero considerado e das variáveis, sexo e o número de papilas por língua. Há uma correlação positiva entre o número de papilas por língua e a área de mucosa papilar em média.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.