O CONCEITO DE LIBERDADE NO EXISTENCIALISMO SARTREANO
Resumo
A filosofia existencial é bastante criticada pelo público geral, em partes devido à sua má compreensão ou distorção de seus conceitos, entre eles o de liberdade. O existencialismo, contudo, é a teoria que apresenta uma conceituação mais verdadeira sobre o fenômeno do ser livre. A partir disto, o presente trabalho busca entender o conceito de liberdade humana segundo Sartre, esclarecendo-se a oposição deste à ontologia tradicional, ao afirmar que a existência humana precede a essência, a concepção do homem como ser condenado à liberdade. Ainda, a importância do projeto existencial na escolha do ser, bem como a descrição fenomenológica do existir humano a partir de seu contexto (lugar, corpo e tempo).Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.