CONSIDERAÇÕES SOBRE A SUPERAÇÃO DO CONCEITO DE SOBERANIA INTERNA
Resumo
Este estudo proporciona uma abordagem histórica acerca do conceito de soberania interna – originalmente entendida como a sobreposição do poder e da vontade do governante –, destacando a superação desse controvertido conceito e da adaptação ao mundo atual, que é caracterizado, em tese, pela garantia dos direitos fundamentais da pessoa humana e da prioridade direcionada ao interesse coletivo em detrimento ao particular. Busca-se, ainda, mediante pesquisa bibliográfica, relatar sobre o principal problema que norteia o tema: situações corriqueiras em que o interesse particular é posto acima do coletivo, tornando inevitável a retomada do antigo conceito de soberania interna, ainda que indiretamente.CONSIDERAÇÕES SOBRE A SUPERAÇÃO DO CONCEITO DE SOBERANIA INTERNADownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.