“EFEITO DE POMADA DE PRÓPOLIS EM ORABASE PARA TRATAMENTO DE ULCERAÇÕES AFTOSAS RECORRENTES – UM ESTUDO PILOTO”
Resumo
As ulcerações aftosas recorrentes (UAR), popularmente conhecidas como aftas, acometem cerca de 20% da população e causam muito desconforto. Como sua etiologia não está bem definida, os tratamentos empregados nem sempre são eficazes. As terapias naturais são cada vez mais procuradas, dentre elas destaca-se a utilização da própolis. A própolis é um composto resinoso produzido pelas abelhas para proteção da colmeia. Inúmeros trabalhos demonstram propriedades farmacológicas da própolis. Trabalhos na área odontológica, inclusive, demonstram a utilização da própolis para tratamento das aftas na forma de solução alcóolica. Considerando que não há estudos sobre o uso de pomada de própolis para a terapêutica das lesões aftosas, o objetivo deste trabalho foi analisar o efeito de uma pomada de própolis no tratamento de aftas. Os resultados obtidos demonstraram que o uso da pomada de própolis em orabase reduziu o índice de dor e o tempo de cicatrização em casos de aftas, e ocasionou um prolongamento entre as recidivas em portadores de UAR. Esses resultados são promissores, entretanto, considerando ser um estudo preliminar, novos trabalhos nesta área devem ser realizados para solidificar a eficácia da própolis em pomada para tratamento de UAR.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.