ESTUDO DO POTENCIAL ANTIVIRAL SOBRE O SARS-COV-2 DOS COMPOSTOS IDENTIFICADOS NO EXTRATO BRUTO DAS FOLHAS DE TETRADENIA RIPARIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.9001Resumo
A COVID-19 surgiu de forma repentina, acometendo milhões de pessoas e causando muitas mortes no mundo todo. Diante disso, torna-se necessário a busca de substâncias bioativas com propriedades antivirais. No Brasil, a espécie Tetradenia riparia foi inserida como planta ornamental exótica, com aroma intenso e agradável, sendo cultivada em parques, jardins, residenciais e hortos. O objetivo deste estudo foi identificar compostos presentes no extrato bruto das folhas de Tetradenia riparia com interesse antiviral. O extrato bruto das folhas secas foi obtido por maceração dinâmica por esgotamento do solvente e após, concentrado em evaporador rotativo. A composição química do extrato bruto foi analisada por cromatografia líquida de ultra eficiência acoplada à espectrometria de massas de alta resolução (UHPLC-ESI/qTOF). Foram identificados 31 compostos que foram investigados por meio de levantamento bibliográfico quanto ao seu potencial anti- SARS-CoV-2. Os compostos rosmanol, procianidina, cianidina, betulina, ácido betulínico e o ácido sagerínico, apresentaram potencial atividade antiviral sobre o SARS-CoV-2. Esta investigação é promissora, indicando possivelmente que no extrato bruto das folhas de T. ripária existem compostos que podem combater o SARS-CoV-2. Neste sentido, estudos de ancoramento molecular (docking) e análises in silico sobre a proteína Mpro do vírus devem ser realizadas corroborando desta forma a ação dos compostos identificados.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.