ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA VISÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO REGULAR
Resumo
O presente artigo teve como objetivo identificar aspectos relevantes acerca da visão dos professores no atendimento às necessidades educacionais especiais, visando às potencialidades e limitações dos mesmos para atuação no ensino regular. Participaram da pesquisa 10 (dez) professores atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino na cidade de Umuarama-Paraná. Como critério de inclusão, optou-se pelos professores que trabalham com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, matriculados em sua sala de aula. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se da observação participante, o registro de aulas em áudio e entrevistas. Os dados da pesquisa revelam que a construção de um sistema escolar inclusivo exige planejamento e o desenvolvimento do currículo escolar que conduza aos resultados esperados pelos profissionais da educação e de toda a sociedade. O discurso dos entrevistados e as observações realizadas inferem que a inclusão implica na reformulação de políticas educacionais e de implementação de projetos educacionais inclusivos, sendo o maior desafio estender a inclusão a um maior número de escolas, facilitando a inclusão de todos os cidadãos em uma sociedade na qual a diversidade está deixando de ser exceção. Ensinar o aluno com deficiência junto com os demais alunos é o grande desafio da Educação Inclusiva, pois é neste aspecto que a inclusão deixa de ser uma filosofia, uma ideologia ou uma política, tornando-se concreta em situações reais, envolvendo pessoas com necessidades específicas.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.