UMA VISÃO SOCIAL E JURÍDICA SOBRE O DIREITO À SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v26i2.7460Resumo
Procurou-se com este trabalho lançar um olhar sobre o direito social à saúde, que é estabelecido constitucionalmente como um dever do Estado, diretamente ligada ao princípio fundamental da dignidade da pessoa humana e garantida mediante políticas sociais e econômicas. Partindo dessas diretrizes foi criado o Sistema Único de Saúde - SUS, cujos principais princípios norteadores são: universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência, a integralidade de assistência, a igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie. Entretanto, apesar do cuidado com que o legislador constituinte tratou saúde, o Estado tem violado esse direito social. As políticas públicas direcionadas a esta área, tem se mostrado insuficientes, e o país ainda tem problemas graves relacionados a este tema como falta de médicos, falta de medicamentos e de equipamentos, demora no atendimento, falta de estrutura dos hospitais, etc. Todas essas carências geram danos à população, passíveis de reparação civil, por parte do Estado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.