DESCRIÇÃO DOS CASOS DE DENGUE NA REGIÃO SUL DO BRASIL, DE 2001 A 2005
Resumo
Este estudo tem como objetivo descrever os dados epidemiológicos da dengue nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Brasil, no período de 2001 a 2005, através de análise dos dados de notificação da dengue e morbidade hospitalar por dengue. Considerando que esta enfermidade vem se tornando um dos maiores desafios para saúde pública e que a incidência do vetor Aedes Aegypti se deve a fatores climáticos e sociais, bem como às medidas de controle de saúde de cada estado, observou-se um maior percentual de notificações e morbidade hospitalar, tanto na forma clássica, como na forma hemorrágica, no estado do Paraná. Quanto aos anos de maior ocorrência, encontrou-se na forma clássica, os anos de 2002 e 2003, tanto nas notificações, quanto nas morbidades hospitalares. Porém, houve um diferencial nos anos quanto às notificações e morbidades da dengue hemorrágica, sendo maiores os percentuais dos anos de 2002 e 2003 referentes às notificações, e um maior número de morbidade hospitalar nos anos de 2003 e 2005, considerando que podem ter acontecido erros sistemáticos nos resultados, assim como a provável subnotificação de casos.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.