Avaliação: mito e desafio, uma nova postura pedagógica para a escola cidadã

Autores

  • Luiz Roberto Prandi
  • Márcio Grama Hoeppner
  • Vera Helena Urquiza de Castro Oliveira

Resumo

O ato de educar e avaliar o aluno, durante a sua formação se mostra complexo. À escola compete a função de
formar o cidadão, considerando o contexto social, político e econômico em que está inserida. Nesse processo, a figura do
professor educador é de grande importância, e para guiar e orientar seus alunos a avaliação é uma ferramenta a ser utilizada.
Entretanto, que instrumentos utilizamos para avaliar, o que avaliar e a quem avaliar? São perguntas que hoje levam a escola
ao exercício de novas práticas pedagógicas, nas quais a escola, ou comunidade e a sociedade juntas, discutem até que ponto
conseguem desenvolver nos alunos, qualidades pessoais, atitudes cívicas, respeito ao próximo e a capacidade de trabalhar em
equipe. Portanto, sabedores do quanto a educação precisa mudar, quanto à escola precisa diversificar sua forma de ensinar o
aluno a ser e a fazer, bem como, todos os que com a educação estão envolvidos, este trabalho propõe discutir o papel da escola
e da sociedade na formação do cidadão.

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Publicado

18-08-2008

Como Citar

Prandi, L. R., Hoeppner, M. G., & Oliveira, V. H. U. de C. (2008). Avaliação: mito e desafio, uma nova postura pedagógica para a escola cidadã. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 13(3). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/486

Edição

Seção

Artigos