SOBREPESO E OBESIDADE EM ALUNOS DE 6-10 ANOS DE ESCOLA ESTADUAL DE UMUARAMA/PR
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v21i1.2017.6070Resumo
A obesidade e o sobrepeso vem crescendo de forma acentuada, principalmente na infância e na adolescência, tornando-se um grave problema de saúde pública. A obesidade infantil está crescendo acentuadamente em vários países incluindo o Brasil, sendo importante fator de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares na vida adulta. O acúmulo de tecido adiposo, sobretudo abdominal, é fundamental para o desencadeamento da síndrome metabólica (SM). Objetivou-se identificar o perfil antropométrico e os fatores predisponentes da SM. Foi realizado um questionário, estudos antropométrico e nutricional de crianças de 6-10 anos de escola estadual de Umuarama/PR. Foi estudado um total de 226 crianças com média das idades de 8,68 anos, sendo a maioria meninas na faixa de 9 anos. Avaliou-se sobrepeso e obesidade entre as crianças de ambos os sexos, bem como a deficiência de atividade física e hábitos alimentares pouco saudáveis, favorecendo o aumento do IMC e score Z das crianças. Sendo assim, torna-se importante maior incentivo na qualidade e quantidade na atividade física e também orientações relacionadas à alimentação saudável, prevenido que essas crianças se tornem adultos obesos, diminuindo os riscos de desenvolverem a SM, além de evitar os problemas psicológicos gerados pela discriminação relacionada com o excesso de peso, que podem gerar ansiedade, depressão e até mesmo o isolamento social. Fica claro que o envolvimento familiar, juntamente com a escola torna-se essencial para o êxito da prevenção e tratamento da obesidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.